Theme Preview Rss

Restauros Aldeias Vinhateiras















O restauro na aldeia vinhateira de Provesende tem obras de restauro que eu gostava de dar a conhecer na net.
Esta foi pintada pintaram as porta mas dentro da casa é uma mata de sabugueiros , gostava de saber como foi possível ficar sem telhado.
Um elogio aos arquitectos















Esta levou portas e janela novas rebocaram a fachada e meteram o beiral de novo será possível que em Portugal se façam obras assim é que o telhado ficou como se vê















Outra boa maneira de se restaurarem e requalificarem fachadas nas ALDEIAS VINHATEIRAS foi toda picada rebocaram de novo meteram portas e janelas em madeira que as que tinha eram de ferro pintaram tudo muito mal pintado diga-se de passagem mas as ruínas ficaram para o turista e visitantes verem como aldeias classificadas de interesse arquitectónico ficam depois das obras.





2 comentários:

Anónimo disse...

Boa tarde!

Percebo e até concordo quase em absoluto com as críticas apresentadas, não só como arquitecta mas também por ter colaborado nesta obra durante alguns meses. Nesse tempo muitas foram as tentativas de inversão das orientações que o programa das "Aldeias Vinhateiras" nos impunham, para evitar a intervenção em edifícios devolutos. Infelizmente não nos (Câmara)foi possível, o programa estava pensado para incentivar (com a benificiação das fachadas e do espaço público) os proprietários destes edifícios a realizarem obras.
Na minha opinião só deveriam ser realizadas obras nos edifícios cujos proprietários garantissem o bom estado de conservação dos mesmos.
Peço-lhe que não elogie os arquitectos porque o meu colega António Belém Lima, não tem responsabilidade na escolha dos edifícios a intervir.
De qualquer forma espero que os detalhes não ofusquem o todo, apesar destes pequenos problemas, seria muito bom que houvessem mais programas de reabilitação silmilares ao das "Aldeias Vinhateiras", sem dúvida Provesende está muito mais bonita!

Anónimo disse...

Realmente obras bem feitas, só mesmo com a Câmara Municipal de Sabrosa!!! Vão ver a requalificaçao de Barcos por exemplo, aí sim!!! Mas ha muitas outras lacunas que sé vendo se acredita!!!